quarta-feira, 25 de março de 2009

Realidade Virtual

Amarelinha, bolinha de gude, esconde - esconde. Brinquedos que faziam a cabeça da garotada, em uma época onde a honestidade reinava e a rua era um mundo. Um mundo de diversões, alegrias e encantos, onde se faziam amigos, brigas e paixões fulminantes. Quanto mais era explorado, maior o caminho a ser percorrido. Mas, um vilão de desenho japonês resolveu atacar esse conto de fadas. E venceu. A esse vilão, damos o nome de tecnologia.

Computadores, Ipods, Celulares. Os velhos brinquedos foram aposentados e a já idosa bicicleta enferrujou. Surge a nova geração de crianças. As quais desconhecem quem descobriu o Brasil, mas sabem o endereço de todos os sites de relacionamentos.
O velho mundo foi abandonado. Crianças não sabem o valor da rua. E ficam horas a fio trancadas em um quarto, ouvindo música ou no computador. Conversas na porta de casa se reduziram a barulhos irritantes de teclas. E essas mesmas crianças contam nos dedos quantas vezes pegaram um Machado ou um Amado para passar o tempo, mas, perderam as contas de quantos recados existem na sua página de relacionamento.


O termo mais coerente para as crianças do século XXi é futilidade. Seus maiores prazeres são possuir a melhor tecnologia. E o mundo afora é esquecido. As crianças tornam - se alienadas, despreparadas para enfrentar um mundo além de um monitor. E com isso, fases são puladas. Crianças virão adultas com o piscar dos olhos e toda aquela "pureza" muitos perderam antes mesmo de possui - la.


E os minutos correm. E mais tecnologias são empurradas goela abaixo. Chegará um dia em que muitos lotarão salas de terapia. E quando perceberam, o tempo não volta mais. E não adiantará mais mandar cartas ao Papai Noel.


3 comentários:

  1. Sabe Rodrigo, teu texto me fez recordar os meus inesquecíveis dias de criança, vividos numa vila composta apenas de oito casas. Além dos brinquedos que descreveste, lembro-me ainda do pião, do papagaio ou pipa, cabra cega, garrafão, cademia, a velha pelada com bola de borracha, e tantos outros que, no momento, me fogem da lembrança. Realmente, conseguiram mudar o mundo. Hoje, o avanço da tecnologia virtualizou o mundo e baniu o interesse das crianças pelos estudos. Hoje, lamentavelmente, é muito raro se ver uma criança lendo um livro, ou mesmo, um panfleto de propaganda. Daí, em alguns momentos de reflexão, fico a imaginar qual e como será o futuro que se nos apresenta.

    Foste muito feliz no texto. Parabéns!

    Abraços,

    Furtado.

    ResponderExcluir
  2. adorei teu texto, concordo plenamente...
    nas andanças pela orkutesfera acabei me batendo com teu blog e por coincidência o meu último post foi justamente sobre esse assunto =)

    quiser conferir : http://indeiscente.wordpress.com/

    e lendo por conseguinte o post posterior acho q vc iria gostar de um heterônimo meu q tem aversão por tudo q envolve .com,ela acha q o .com esfriou demais as relações pessoais, eis ela:
    http://indeiscente.wordpress.com/2008/06/01/agatha-bianucci/

    bem, por fim, parabéns pelo blog escreves mto bem!

    bjos

    =***

    ResponderExcluir
  3. Outra coisa que distanciou um pouco as famílias também foi a tecnologia, com a facilidade de se comprar uma televisão, cada um vai para o seu quarto assistir TV sozinho.
    Tenho muita saudade da época em que eu brincava de queimada, vôlei, na rua. Hoje as meninas brincam até com bonecas virtuais, tudo pelo computador.
    É uma pena.

    Beijos

    ResponderExcluir